Com o mercado de trabalho cada vez mais global e o crescimento dos cargos 100% remotos, se preparar para um processo seletivo quer dizer também se preparar para uma entrevista em inglês. Após ter preparado dezenas de executivos/as para processos seletivos em grandes multinacionais como Twitter, Google, Facebook, Danone, Samsung, Claro etc. nesses últimos 15 anos, venho aqui compartilhar 5 direcionamentos fundamentais para que você possa estar preparada/o para a sua próxima oportunidade:
PS: a dica 5 é matadora!
Contents
1- Aprenda a falar sobre a sua carreira em inglês
Uma entrevista de emprego em inglês não é um concurso de gramática, nem tampouco de vocabulário sofisticado. Ela é uma oportunidade de curta duração para que você, candidato/a, possa provar para recrutadores que você é o/a melhor profissional para o cargo.
Considerando isso, o seu primeiro passo é aprender a falar sobre você profissionalmente em inglês. Recomedo aprender a discorrer sobre:
– locais em que trabalhou
– suas responsabilidades em cada cargo
– suas conquistas e resultados
É igualmente importante conseguir descrever a sua rotina de trabalho. Sabe aquelas perguntas como “Tell me about a moment you had to…” (Me conte um momento em que você teve que…). Se você estiver craque em falar sobre seu dia a dia profissional, fica mais fácil respondê-las.
Além disso, sugiro que você vá além das hards skills (habilidades técnicas) e também aprenda a falar sobre as suas soft skills, que são as suas habilidades profissionais mais humanas como se comunicar e liderar.
2- Não conte com a sua memória
Quem nunca disse “ não vou treinar isso porque já sei de cor” que atire a primeira pedra! No entanto, mesmo aquelas informações sobre a nossa carreira que parecem estar super frescas na memória precisam ser treinadas por conta da questão emocional envolvida em entrevistas de emprego.
Ser entrevistado/a é ser avaliado/a e só isso é o suficiente para dar aquele frio na barriga. Quando estamos com os nervos à flor da pele, a nossa memória fica menos precisa. Quando estamos em uma entrevista de emprego em uma língua estrageira, precisamos naturalmente fazer mais esforço. Então a pergunta que te faço é: como você pode se ajudar?
Se você respondeu “me preparando melhor”, você acertou.
É na preparação que você terá aquele tempo extra e com tranquilidade para listar o que você viveu e conquistou em cada cargo e é nesse momento que você pode selecionar aqueles pontos que são mais relevantes para o cargo ao qual você está concorrendo. Após essa pré-seleção, você treinará seus argumentos. Isso te ajudará a (1) se sentir mais confiante na entrevista e consequentemente reduzir o stress e (2) caso se sinta nervoso/a, você terá recursos já treinados para poder responder às perguntas.
🦄Sugestão da teacher: Pegue cada uma das suas experiências profissionais e liste em inglês TUDO o que você fez, alcançou e resolveu! Essas informações serão cruciais na hora de elaborar seus argumentos.
3- Estude bastante a descrição da vaga em inglês
Sim, ela é um PRESENTE para você pois te ajuda a:
– se familiarizar com o vocabulário relacionado ao cargo
– entender o que a empresa quer de você
– definir o que da sua experiência acadêmica e profissional você precisa mostrar na sua entrevista para ser mais persuasivo/a.
4- Se liberte da ideia de “inglês perfeito”
As emoções têm impacto na forma como a a gente se comunica e isso altera a nossa performance. Entenda que isso é normal e acontece com todos em algum nível mesmo em língua materna.
Se ao nervosismo normal de uma entrevista de emprego você coloca sobre seus ombros a obrigação de falar “inglês perfeito”, você adiciona estresse à situação. E com todo esse peso, fica difícil se vender e argumentar na hora da entrevista.
“Ah, teacher, mas eu não quero falar inglês errado.”
O que sempre digo para os meus alunos é o seguinte: quem ousa falar um idioma estrangeiro erra. E erros tendem a ser mais comuns quando estamos sob pressão, certo?
E se ao invés de pensar no erro você pensar na qualidade das suas respostas e na mensagem que você quer passar?
E se ao invés de se preocupar com deslize de pronúncia você se preocupar em mostrar que você é um profissional excelente?
Você tem o poder de direcionar o olhar do entrevistador com suas respostas. Se elas forem persuasivas, claras e inspiradoras, qualquer deslize linguístico perde a força e muitos até passam batido.
Entrevista de emprego não é exame de proficiência e a empresa só quer saber se você dá conta de fazer seu trabalho em inglês. Nada a mais!
5- Se grave respondendo as perguntas que você está treinando
Chegou a hora da dica matadora! Are you ready?
Existem muitas técnicas de oratória em que se recomenda que a pessoa fale na frente do espelho para observar seus gestos e expressões faciais, por exemplo. Acho essas estratégias interessantes mas elas possuem uma limitação muito clara: você não consegue rever o que fez para realizar sua autoavaliação e entender o seu progresso. A câmera do seu celular, no entanto, tem mais poder.
Ao se gravar você pode:
– Se rever para identificar o que precisa ser melhorado na sua argumentação
– Comparar uma gravação a outra para definir o seu progresso
– Simular uma situação de desconforto/stress (sim, sei que é um desafio se gravar falando em inglês, mas vai te ajudar MUITO!)
– se acostumar a se ver falando inglês, afinal muitas entrevistas são feitas em videoconferências.
Um direcionamento final! Quando você for assistir às suas gravações recomendo o seguinte: comece observando os pontos positivos e o que você conseguiu fazer e depois passe para o que pode ser melhorado. Recenhecer as suas conquistas contribui para a sua autoestima durante a preparação e te dá gás para constinuar se preparando e aprimorar o que pode ser aprimorado.
Me conta nos comentários se este artigo te ajudou e compartilhe para ajudar quem está em busca de recolocação ou quer dar um passo adiante na carreira.
Quer a minha ajuda para elaborar um CV estratégico em inglês e ser aprovado nas entrevistas de emprego em inglês? Venha para o Save My Job Interview, meu curso que já ajudou centenas de pessoas a passar em processos seletivos em inglês. É só clicar aqui!
____
Sou Carla D’Elia, professora de inglês há mais de 20 anos, mestre em Linguística Aplicada pela USP e especialista em inglês para o trabalho.
Meus cursos, consultorias e redes sociais: savemeteacher.com